E
u estou tocando no Le Baiser Salé em Paris! Nem acredito!” foi o que pensou quando viu até onde a Música o tinha levado.
De família carioca e nascido em Brasília, Leo Val de Casas desde cedo o foi movido pela Música. Com um pai tenor que adorava ouvir óperas e uma mãe que tinha aprendido piano, ele começou mesmo a ouvir Música Brasileira com seus dois irmãos mais velhos. Mas foi ao assistir na televisão um documentário sobre a Música de João Gilberto e ouvir o CD duplo dele, gravado no Festival de Montreal na casa de uma tia, que decidiu tocar Violão. Sua prima lhe ensinou a batida de Bossa Nova para ele conseguir tocar uma versão de Garota de Ipanema só com quatro acordes. A partir daí iniciou sua empreitada autodidata com o Violão sempre entremeada de aulas particulares com diversos professores.
Durante o curso de Filosofia na Universidade Estadual de Campinas, ele participou junto com seu pai do Coral da Boca pra Fora regido por Ana Salvagni. ex-esposa de Eduardo Gramani. Gramani escrevia alguns arranjos para o Coro e Leo o conheceu pessoalmente pouco antes de sua morte. Fez aulas de canto com Marcelo Onfori e Fernanda Mazzoco, preparando-se, assim, para as suas primeiras apresentações na noite campineira.
No começo de 2010, entra na Escola Portátil de Música, transitando na ponte aérea Campinas – Rio e no final do ano se muda definitivamente para o Rio de Janeiro. Prossegue os estudos e em 2013 começa a tocar na noite do bairro de Santa Tereza. Sempre convidando músicos variados e talentosos para lhe acompanhar, buscando interpretações urbanas e modernas paras musicas conhecidas. Vários músicos, sempre a mesma diversão!
Se prepara para entrar no curso de Música da UniRio onde ingressa em 2014. Conhece a violonista alemã Andrea Barstch que estava em visita ao Rio e se apresenta com ela em Paris em 2016. No mesmo ano faz o curso intensivo do método O Passo em Lyon e se apresenta no conhecido clube de jazz Le Baiser Salé, tocando a primeira música que aprendeu, a mundialmente conhecida Garota de Ipanema. Agora na versão original…